quinta-feira, 29 de abril de 2010
Reflexão
O trabalho ainda não está concluido mas sinto-me bastante satisfeita, porque já adiantei e muito a minha actividade, visto que é muito extensa e requer muito trabalho minucioso , como desenhar e pintar todas as imagens na manga de plástico e depois juntar/cozer quadrado a quadrado.
Mas para este trabalho chegar onde chegou precisei de muita ajuda das minhas colegas, pois era quase impossivel ter chegado até aqui sem ajuda.
Aproveito aqui para agradecer a ajuda da Ana Sofia que me ajudou ao longo de todo o trabalho sobretudo na realização do dado, à Jennifer e à Joana Reis que disponiblizaram-se para desenhar ou pintar algum desenho enquanto eu realizava outra tarefa e à Marlene que me tem ajudado a coser todos os quadrados do jogo, desde já muito obrigado a todas.
Relativamente à minha prestação este módulo penso que foi satisfatória, pois trabalhei sempre em todas as aulas, admito que não fiz tudo sozinha mas como é obvio aproveitei a disponiblidade das minhas colegas para adiantar o trabalho. Mas importante salientar que não "dormi na praia" nao me aproveitei do trabalho delas para descansar continuei sempre a fazer alguma coisa pertencente a este projecto.
Para terminar penso que este módulo foi muito bom, pois tive a oportunidade de desenvolver em muito a minha motricidade fina.
Em relação à prestação da professora , na minha opinião foi uma óptima prestação. Apoiou-me sempre que lhe solicitei, e graças a ela e à sua disponibilidade consegui adiantar o meu trabalho, teve paciência e dedicação para desenhar e até pintar alguns desenhos, deixo aqui o meu profundo e sincero obrigdo ( não digo isto para dar graxa, pois não preciso, digo o que sinto, o que penso e o que me vai no coração).
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Técnicas de Expressão Plástica II
Relativamente à minha actividade como anteriormente já tinha referido é o jogo da glória e neste módulo tentei termina-la. Continuei a desempenhar as mesmas funções do módulo transacto, ou seja, coser e pintar as casas pertencentes ao jogo. Como também procedi à realização da construção do jogo, uma peça fundamental do mesmo.
Em relação aos materiais utilizados são exactamente iguais ao do módulo passado.
As imagens abaixo publicadas irão ajudar a compreender melhor todo o processo de elaboração da actividade.

forma do dado já concluída. O formato foi feito em cartão e revestido com sacos de plástico e tecido.
o tecido e a as sacas plásticas foram revistidas com esponja para dar um maior volume e ficar mais macio para as crianças.
"colagem" de todas as faces do dado, para uma melhor resistência.
o dado já todo revistido por fita cola.
nesta fase o dado estava a ser " pincelado" com cola branca para uma melhor fortalização.
o dado já concluido. Amostragem da parte do dado que as faces são compostas com tecido. amostra da parte do dado revista a plástico.
Nestas imagens mostrei todo o processo da construção do dado .
Agora as imagens que se seguem referem-se ao progresso que realizei na elaboração do jogo.
imagem de pontos de interrogações. Que será uma casa de perguntas sobre a higiene oral . o rebuçado já concluído pronto a integrar-se no jogo.
esquema actual do jogo
Estas são as imagens que comprovam e mostram o estado em que se encontra o meu trabalho.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Reflexão
Em relação ao desempenho, penso que adiantei um bocado o meu trabalho mas ainda está longe de estar concluido. Aproveito aqui para a agradecer à Jennifer e à Marlene pela ajuda no corte dos quadrados da manga de plástico, visto que os quadrados eram em grande número.
Mas contudo consegui ultrapassar algumas dificuldades ( como a costura) e adiantar o meu trabalho o que me deixou satisfeita.
A prestação da professora em relação às minhas solicitações foi bastante boa, mostrou-se sempre disponivel para me apoiar e tirar dúvidas. Foi graças à ajuda dela que adientei o meu trabalho, pois ofereceu-se para desenher e pintar alguns desenhos.
Deixo aqui o meu obrigada ;)
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Técnicas de Expressão Plástica I
Como já referi no módulo passado a minha actividade escolhida foi o jogo da Glória e neste módulo procedi à construção prática do mesmo ( ainda inacabada).
Também tive a oportunidade de concluir alguns elementos constituintes do jogo, como por exemplo alguns alimentos.
Para uma melhor visualização do processo de construção do jogo , as imagens abaixo publicadas servem como um bom auxílio para uma melhor compreensão do mesmo.
Não me vou alongar mais em textos porque, tudo o que é essencial para este projecto foi dito no módulo transacto, visto que não é necessário explicar novamente a essência deste meu projecto.






Produto final da cenoura



Corte da manga de plástico, para fazer fazer os quadrados do jogo.


Depois do corte da manga, comecei a coser cada quadrado.


Desenho de um dente e de um rebuçado num dos quadrados da manga, pois estas imagens pertencem ao jogo.
NOTA: Importante salientar que o JOGO ainda não está concluído, tendo em ainda muito trabalho pela frente. Pois falta -me acabar de coser os quadrados e desenhar , e pintar os números e alguns desenhos. Espero conseguir concluir antes do desfecho do ano lectivo.
Materiais utilizados:
Manga de plástico
Tintas
Garrafas de Plástico
Linhas de costura
Cola
terça-feira, 16 de março de 2010
Reflexão
Durante todo este periodo tenho a clara percepção que atingi todas as minhas metas, ou seja, consegui realizar todo o meu trabalho para esta 1ª fase, como vimos nos post´s anteriores. Admito que em algumas aula falei, tive um pouco distraída, mas nunca dei essas aulas como tempo perdido,pois consegui sempre adiantar o meu trabalho.
Concluindo afirmo que este módulo foi extramamente útil porque nos facilitou e muito o nosso trabalho para a PAP. Com este módulo pude adiantar bastante a minha parte prática da PAP o que foi um grande auxílio.
Em relação à prestação da professora penso que foi muito boa pois sempre que precisei da sua intervenção ela mostrou-se sempre dísponivel para ajudar e tirar dúvidas. Importante salientar que a sua intervenção foi muito importante pois sugeria sempre alguma coisa, dava sempre ideias para melhorar, ou seja, mostrou-se uma verdadeira idiota ( muitas ideias) *.*
Regras do jogo da Glória : O Esquema
- 4 equipas
*Pasta de dentes
*Dente (s)
*Boca = Marcos ou Símbolos correspondentes a cada equipa
*Escova
- Cada equipa é constituída por 4 elementos.
- 1 elemento é o pião e os 4 em conjunto lançam o dado
Nome das equipas:
Pasta de dentes ................. “ Os Pastinhas”
Dente (s)............................. “ Os Dentolas”
Boca.................................... “ Os Boquitas”
Escova............................... “ Os Escovinhas”
O jogo :
- O jogo inicia-se com as 4 equipas a lançarem o dado. Quem obtiver mais pontuação é quem inicia. E assim por ordem decrescente.
- As 4 primeiras casas tem o nrº 1,2,3,4.
- A 5º casa tem uma imagem de um rebuçado. Se a equipa encontrar o rebuçado escondido através das pistas fica na mesma casa. Senão recua 2 casas.
- Casa nrº 6,7,8 . A 8º casa tem uma imagem de um dente. A equipa que calhou nesta casa avança 1 casa.
- A casa nrº9 e 10. A 10º casa tem uma imagem com o ponto de interrogação, ou seja, a equipa tem que responder a umas certas perguntas.
- A casa nrº11, 12,13. A casa nrº13 é a casa de Azar ou Sorte. A 1º equipa a encontrar uma pasta de dentes avança 1 casa. TODAS AS EQUIPAS PARTICIPAM.
- A casa nrº 14, 15, 16 . Na casa 16 surge uma imagem de um chupa chupa. A equipa tem que recuar 1 casa.
- Casa nr º17, 18, 19 , 20. A equipa tem que responder a perguntas novamente.
- Casa 21, 22, 23. Na casa 23, todas as equipas entram em acção. Todos tem que cantar uma música relacionada com a higiene oral.
- A casa 24 e 25.
- Casa 26, 27, 28 . Na casa 27 tem a imagem de 1 legume, a equipa avança 1 casa
- A casa 29, 30, 31. Nesta última casa todos entram em acção, pois é a Hora da Dança.
- Casa 32, 33. Nesta casa surge a imagem de 1 chocolate e a equipa tem que recuar 2 casas para trás de pecochinho.
- Casa 34, 35, 36, 37. Nesta última casa a equipa tem que pronunciar quais os Alimentos bons e maus para os dentes.
- Casa 38, 39. Na casa 39 tem uma imagem de uma boca saudável. A equipa tem que andar para a frente 1 casa e procurar outra escova.
- Casa 40, 41, 42, 43, 44. Na 44º casa a equipa tem que responder a perguntas sobre a higiene oral.
- A casa 45,46, 47. Nesta última casa surge uma imagem com muitos alimentos. Está na hora do desporto para toda a gente.
- Casa 48, 49, 50. Na casa 49 a equipa vai procurar doces de joelhos e quando vier tem q vir com eles na boca e fica na mesma casa . Se isto não acontecer recua 1 casa.
- Casa nrº 51, 52, 53. Na casa 53 aparece uma imagem com fluer , fio dental, pasta de dentes e a equipa para avançar 1 casa vai ter que explicar para que serve cada objecto. Senão ficam na mesma casa.
- Casa 54, 55, 56, 57 .Nesta última casa a equipa tem que separa os alimentos e doces para a respectiva bacia.
- Casa 58, 59, 60,61.
- Casa 62, 63. Nesta última casa todos entram em acção, pois é a hora do Peddi Paper. Quem ganahr, avança até à casa final e vence o jogo.
- Casa 64, 65, 66 . A casa 66 é a casa final.
domingo, 14 de março de 2010
Meios e Técnicas de Expressão Plástica
Visto que vou estagiar num jardim de infância, logicamente tinha que eleger um tema para a minha PAP.Esse tema tinha que ser essencial e fundamental para o desenvolvimento futuro da criança. Por isso decidi abordar a Higiene na criança, sobretudo a higiene oral na minha Prova de Aptidão Profissional.
Logo as minhas actividades estão obviamente relacionadas com a higiene oral e os hábitos que devemos ter para atingir uma óptima saúde oral.
As minhas actividades consistem na criação de um jogo, o jogo da Glória onde as crianças terão que lançar um dado e conforme a pontuação desse mesmo dado passarem as diversas “ casas”. Este é um jogo extramamente dinâmico , divertido e interactivo através do qual as crianças poderão assimilar aprendizagens importantes sobre esta temática de uma forma mais leve e “desportiva”.
O meu jogo irá ser construido num formato de 60x60 cm, e as casas irão ser rectangulares, estas são umas das suas principais caracteristicas.
Para a realização deste jogo fiz algumas pesquisas e numa dessas pesquisas encontrei um protótipo ideal, no qual me baseei para a elaboração do meu próprio jogo. Como podemos confirmar neste seguinte link http://www.mapadasideias.pt/?p=12. As imagens abaixo apresentadas exemplificam exactamente o modelo do meu jogo. Este é um jogo muito versátil e essa foi uma das razões para eu decidir realizá-lo, pois através deste jogo pude incutir diversas actividades( activadades que tinha também proposto para a minha PAP) e desafios para as crianças realizarem, o que torna este jogo muitos mais apetecivel, pois não é tão monótono e claro está tudo relacionado com o tema da minha PAP.


Paralelamente à construção do jogo ( mais precisamente a realização das regras do mesmo) iniciei também a concepção de alguns alimentos em papel de jornal e revista. Estes alimentos farão parte do jogo.
Como podemos verificar nas imagens abaixo apresentadas:






Processo de construção da cenoura.


Etapas do processo de construção da cenoura.

Imagem com os 2 alimentos embrulhados em jornal.

Imagem do rebuçado
NOTA: os alimentos ainda não estão finalizados devido ao atraso do material ( tintas).
Materiais utilizados:
Manga de plástico
Cola branca
Papel de jornal
Papel de revista
Tintas
Gesso
NOTA: Ao longo do trabalho poderá surgir a necessidade de acrescentar mais materiais, visto que é um trabalho de construção sujeito sempre a alguns ajustes.
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Video- Olhares : Espelho de uma Alma
Este módulo como anteriormente já referi tinha como objectivo a construção de um video, que através de fotografias mostrasse o quão forte e bonito pode ser uma amizade e os momentos vividos nela.
Para a realização deste /concretização deste video tive como parceira a minha amiga e colega Cátia Costa.
O nosso filme é característico pela divisão em 5 partes. Na 1º parte podemos visualizar fotografias só nossas, ou seja, fotos em que eu e a Cátia aparecemos juntas com o objectivo de demonstrar a importância e o verdadeiro sentido de uma amizade. Já na 2º parte podemos visualizar fotos só minhas e na 3º parte fotografias só da Cátia ( em que procurei transmitir a simplicidade e a beleza natural, o belo sorriso e o olhar sublime que lhe é arrebatador através de fotos, pois uma imagem vale mais do que mil palavras e nada melhor do que isso para mostrar e salientar aquele lado doce dela), na 4º parte surge de novo fotografias nossas e por fim a 5º e a última parte é um filme realizado por nós que tem como pano de fundo a praia e mostra que numa verdadeira amizade existe sempre discussões , mas que no fim a AMIZADE prevalece e torna-se mais forte do que nunca.
Para enriquecer e emblezar o nosso video, decidimos colocar diversas músicas em cada uma das partes, pois cada parte tem uma simboligia diferente e pretendemos realçar isso com a música. Então na 1º parte colocámos como banda sonora a música Abrigo da Mafalda Veiga, na 2º parte ,ou seja a minha parte decidi ter como pano de fundo a música You´re Still the One da Shania Twain ( é uma múscia com um enorme significado para mim , no fundo é a minha filosofia de vida ) , na parte da Cátia, na 3º teve como sonoridade de fundo a música Un viaje largo da Marcela Gandara, a 4º parte representa todos os bons momentos vividos por nós as duas enquanto amigas onde a diversão impera por isso optámos por colocar uma música alegre e com batimentos ritimos fortes que é a música Waterloo dos Abba, para terminar na 5º parte nada melhor para simbolizar esta bela amizade do que a lendária música dos Queen, Friends Will be Friends.
Mas para que o video se realizasse utilizámos diversos programas como o Windows live movie maker, o Picasa ( para o corte e ajustamento das fotos), o Photo Scape, Photofunia, Pickjoke e Smilebox ( programas utilizados para fazer montagens com as fotos), o Nero ( para a edição de músicas) e o Windows Media Player.
Depois de uma longa caminhada e de alguns precalços pelo caminho ( tivemos alguns problemas com o computador e numa situação perdemos metade do nosso trabalho, o que é extramamente revoltante e penoso.Também uma das nossas maiores lutas foi que as fotos batessem com o ritmo certo da música o que acabámos por conseguir), penso que o resultado final foi satisfatório e agradável pois o nosso video apresentou-se com originalidade , com uma sequência lógica e com os tempos rítmicos adequados.
Desfrutem deste belo exemplo de uma VERDADEIRA AMIZADE! Espero que gostem !!!!
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Comunicação Visual III
Para procedermos à iniciação deste trabalho, a docente informou a turma que este ia ser realizado em grupos de pares ou de três elementos e que em cada video tínhamos que transmitir e realçar os aspectos do nosso parceiro como também mostrar como a amizade entre ambos é verdadeira e realista.
Com todas as informações já transmitidas e interiorizadas começámos o trabalho com a " tiragem" de fotografias para mais tarde vir a conter no video.
Este foi um módulo que estimulou a capacidade criativa dos alunos como também possiblitou a manipulação de novas plataformas tecnológicas , para que o resultado final fosse mais atractivo e original. Também foi um módulo com um grau de importância acentuada pois, permitiu os discentes trabalharem com diversos programas informáticos e aperfeiçoar técnicas como a fotografia e a edição de video. O que no futuro facilitará o nosso trabalho como Animadores Socioculturais, pois já teremos esta experiência adquirida e poderemos desenvolver um projecto neste âmbito com mais facilidade , rapidez e naturalidade o que nos é bastante útil e positivo
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Reflexão
Para mim este projecto foi interessante e curioso, pois permitia-me dar largas à imaginação e fazer coisas que habitualmente via ( flyers, cartaz, etc) mas nunca as fiz. Só por ai este módulo valeu a pena.
Em relação à minha prestação neste trabalho penso que foi boa, tentei sempre fazer as coisas com originalidade e com lógica e nunca " dormi à sombra da bananeira" se visse que o trabalho estava adiantado. Contudo procurei sempre manter a professora a par do meu trabalho, para que também pudesse dar informações para melhorar o meu trabalho.
Em relação ao desempenho da professora penso que foi muito bom, mostrou sempre disponiblidade em ver os trabalhos e fazer se necessário as devidas sugestões de correcção. Mostrou sempre preocupação com os nossos trabalhos.
Pode ter " pecado" um bocadinho, no excesso de tempo que estava com algum aluno a fazer as sugestões, pois quando isso acontecia ( não acontceu sempre, nem aí perto) quase ninguém ia tirar as suas dúvidas. Mas isto é compreensivel, pois uma pessoa não dá para tudo sobretudo quando o trabalho exige demasiada capacidade de observação e atenção, pois o promenor comandava este trabalho.
Não posso deixar de salientar que procurou sempre recuperar o tempo que não esteve com os outros alunos a rever o projecto na aula seguinte.
Só me resta disser que Gostei muito sinceramente do papel da professora e se continuar sempre assim estará no caminho certissímo :)
Desdobrável
O desdobrábel, foi sem qualquer forma de dúvida a tarefa mais difícil de executar para a promoção da minha empresa. Foi um trabalho que requiriu um enorme trabalho de promenor, pois tudo tinha que se encontrar entre os limites.
Depois de algum tempo de elaboração, consegui obter um desdobrável com um aspecto interessante, a cor associada como é óbvio ao mel e com informações acerca de todos os produtos que a minha empresa oferecia.
Cartaz
O cartaz tem que ser algo simples, sem muita informação para não se tornar " enfadonho" e por conseguinte não captar a atenção das pessoas.
Procurei incutir/ introduzir no meu cartaz esses principios e penso que atingi o objectivo. O meu cartaz é um cartaz que prime pela simplicidade no qual, só contém o logótipo da empresa, o slogan ( MELisa distribuição é a melhor da região) e as informações adicionais como o telefone, email e a rua.
Convite


O meu convite foi de fácil execução. Depois de algumas pesquisas, encontrei algumas ideias que poderiam ser utilizadas para o convite.
A minha escolha recaiu sobre um convite com um molde de um favo de mel a servir de base e com mel a escorrer por cima . O processo de construção foi extramamente rápido e simples e penso que este convite é o ideal pois, é original e retrata exactamente o produto que a minha empresa distribui.